domingo, 19 de setembro de 2010

Caderno do aluno - 2º Ano - Volume 1

LIÇÃO DE CASA (Pág 09)

1.Explique o tipo de colonização que ocorreu no Brasil.
R.: Colonização de exploração,a organização da produção,da economia ou do sistema produtivo foi realizada com base no abastecimento do mercado externo.A introdução da grande propriedade agrícola - o latifúndio;sistema de plantation - da monocultura ocorreram com objetivo de abastecer o mercado europeu de produtos tropicais e de matérias primas,mão de obra escrava.

2.Qual o significado da expressão "espaços extrovertidos" quando nos referimos à produção e à organização do espaço geográfico durante o período colonial brasileiro?
R.:Refere-se aos espaços geográficos produzidos e organizados para atender o mercado externo.No período colonial brasileiro,os exemplos mais importantes são: o espaço da agroindústria da cana-de-açúcar (XVI e XVII); o espaço da mineração (XVIII),e o espaço do café (XIX e XX).

3.Com base no mapa "Brasil: a economia e o território no século XIX",justifique o emprego da noção de "arquipélago econômico" para explicar a economia e a configuração geoeconômica do território brasileiro no início do século XX.
R.: O uso da expressão "arquipélago" econômico "busca indicar a falta de integração entre as economias regionais que se constituíram como espaços relativamente autônomos de produção e consumo,guardando relação mais estreitas com os mercados externos do que entre si.

4.Cite exemplos de características atuais do território brasileiro cuja origem remonta ao passado colonial do país.
R.: --->Povoamento do literal;
--->Concentração fundiária e monopolização do acesso a terra;
--->Predominância da produção de gêneros agrícolas destinados a exportação,
--->Diversidade cultural;
--->Poder político das elites locais etc.

13 comentários:

  1. Adorei as respostas , só espero que me ajude e esteja certas !

    ResponderExcluir
  2. Continue com esse Blog!
    Tudo q meu professor de geografia fala, ñ entra na minha cabeça. Parece q ele fala Inglês (e olha q eu entendo melhor o Inglês do q a aula dele rsrsrs)Esse Blog me ajuda muuuuito mesmo!
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. vamos vamos torcer para que esteja certo um beijo pro os alunos do segundo f

    ResponderExcluir
  4. Bruninha_Manoel 2ºC
    muito obrigado me ajudou muito...........

    ResponderExcluir
  5. muito bom esse blog , me diz aonde eu posso encontrar as outras página da apostila , tanks gente linda s2

    ResponderExcluir
  6. Obrigada ! de coração. cheguei cansada do serviço as 20:30 e te agradeço

    ResponderExcluir
  7. gostei do seu blog!!! está me ajudando muito!!!

    ResponderExcluir
  8. muito bom ajudou bastande na hora da tarefa valeu :D

    ResponderExcluir
  9. obrigada tomara que estejam ok as respostas!

    ResponderExcluir
  10. Puta merda mano
    vai se ferrar vei só me dei mal com essas resposta mano
    nossa meu professor falo que esta incompleto essas resposta

    ResponderExcluir